Roy Lichtenstein, O Bebê Tímido Do Pop Art 1

Roy Lichtenstein, O Bebê Tímido Do Pop Art

Afirmava que as grandes obras da história da arte são “um banco de imagens”, uma coleção de logotipos artísticos que todos temos na cabeça. Roy Lichtenstein buscava a imagem clara e contundente que o espectador pudesse distinguir instantaneamente.

O Cotilleando a… esta semana é para o artista Roy Lichtenstein (1923-1997), um homem descreído de sua popularidade, que nunca quis inventar nada, entretanto só pintar e perceber-se alegre com a sua pequena revolução. Ficou o inventor do Pop Art, no avesso do outro fundador do tipo, Andy Warhol, obcecado por marcas, mitômano e egoista. Lichtenstein era tímido, calado e pensativo, transmitia paz e trabalhava sorprendiéndose, mesmo após décadas de fama, de que as suas obras se vendessem.

1. Nascido e fabricado em Manhattan (Nova York), começou pela linha do expressionismo abstrato, emocional e ao oposto da figuração. Não conserva nenhuma obra destes princípios: o pintor renegou delas e as destruiu ao encontrar tua própria linguagem. 2. Matriculou-Se, em 1940, da Ohio State University pra especializar-se em Incríveis Artes.

“Era uma tranquila sofisticação. Roy tinha-se construído na cidade de Nova York. Extenso parte dos professores desse modo procediam de Ohio, mas ele neste instante tinha visto muito do mundo da arte. Com a tua maneira de ser calma, ganhou o respeito de todos os seus amigos”, lembra o artista Sidney Chafetz, que foi teu professor naqueles anos.

3. Estudando para seu título de pós-graduação, foi nomeado professor favorecer no departamento de Belas Artes. Em 1950, a faculdade prontamente não lhe disponibilizou a praça e ele e sua mulher Isabel mudou-se para Cleveland. Ela triunfava como decorador e ele era desenhista, designer de móveis e de peças mecânicas, decorador de vitrines… Pela primeira vez trabalhava para fins comerciais e entrava em contato com os instrumentos mundanos. Em tuas obras começaram a ser introduzidos medidores, válvulas, termômetros e algumas peças alheias aos pretextos canônicos. 4. Look Mickey (1961) foi a primeira pintura em que se afastou por completo do expressionismo abstrato. A obra protopop mostrava um imperfeito pato Donald dizendo ao Mickey mouse.

  • 43 Dados oficiais de população de 01/01/2005
  • Melhor comunicador
  • BareMinerals Matte Foundation Broad Spectrum SPF 15 Foundation, Médio, 0,21 Ounce, 0,vinte e um Ounce
  • 4 Década de 1930
  • TSG Entertainment
  • Pratique (mais) sexo
  • vinte e nove trinta

Ainda de traços dubitativos, provocou o artista um vontade de ruptura com tudo o que havia pintado antes. Tinha pavor de dar o salto pra um tipo que nem ao menos ele sabia como este defender, porém a atração por essa porta aberta não era acessível de descartar.

5. Construído através do quadro de uma coleção em vista a notar a Ivan Karp, ajudante de Leo Castelli, um interessante comerciante de nova york especializado em arte contemporânea. Roy voltou a Nova York -ainda que à custa de tua alegria matrimonial – por causa de foi mantido como mestre e necessitava jugárselo para o tudo ou nada com a linguagem radical que havia construído: “eu Comecei seriamente.