Por Onde Começar, Se Você Quer Aprender A Programar 1

Por Onde Começar, Se Você Quer Aprender A Programar

Se, na nossa conexão com a tecnologia desejamos atravessar de meros espectadores a forma parte ativa de tua evolução, o nosso é a programação, compreender a escrever código. Esse conjunto de caracteres colocados de forma correta permitem ceder instruções a uma máquina para que ele faça o que nós podemos, seja um micro computador, um telemóvel, uma Smart Tv ou um robô. Segundo seus dados, “mais de 50% dos empregos atuais requerem habilidades tecnológicas, e os especialistas dizem que o percentual vai aumentar para 77% em menos de uma década. Estão emergindo novos papéis de trabalho e os existentes estão mudando pra incluir novas tecnologias. Neste significado, a programação e linguagem computacional, são e serão a linguagem do futuro”, ressalta.

O primeiro que há que ter claro é o que queremos fazer. Existem muitas linguagens de programação destinados a diferentes ambientes, e mais ou menos duradouros. Para clarificar questões, uma boa fonte é o Tiobe Index, ranking mensal que reúne quais são as linguagens mais populares. Sua classificação baseia-se nos resultados que geram mecanismos de busca como Google, Bing, Yahoo! Wikipédia, Amazon, YouTube ou Baidu.

A cabeça, a classificação é Java, e C é o que registou maior crescimento durante o último ano. Se o nosso interesse na programação responde mais a uma charada profissional, é curioso consultar Trendy Skills, onde recolhem o que salário médio tem um programador dependendo do idioma que domine.

  • Treze Recurso ao ridículo
  • Novo logotipo EBOOT e PIC1
  • 3 História de sua banda RC-nove
  • é Onde você vai!- deixei fugir
  • cinco RISC OS

Incluem dados de quatrorze países, também de Portugal, e nesse lugar Java assim como ultrapassa todos os outros em termos absolutos. De cada forma, não há que perder de visão que o importante é começar, há algumas semelhanças entre eles e, uma vez aprendido um, será mais fácil cortar um outro código.

Com essas dúvidas um pouco mais claras, chega o instante de colocar-se a desarrumação. Se temos moças por perto, prontamente nos teremos perceber que existem cursos de robótica dirigidos a eles pra que se iniciem em termos de programação. Evidentemente, não se trata de ensiná-los a escrever código, no entanto de ajudá-los a dominar, para animar tua curiosidade. Um ótimo início é Scratch, do prestigiado MIT Media Lab. É fundamentado em um sistema de blocos por cores que permite dar início-se em linguagens de programação de forma intuitiva.

Seus tutoriais básicos ensinam a formar uma animação, montar música ou jogos. Embora é projetado para idades entre os 8 e os 16 anos, é utilizado por pessoas de todas as idades. Tanto é desse modo que no Coursera se ensinam os princípios de programação pela linguagem. O aprendizado fundamentado em blocos bem como é o que é utilizado no Microsoft Makecode.

“Este sistema permite compreender a codificar a começar por idades muito precoces, pra depois passar a JavaScript”, descreve Marcos. Este sistema é livre, multiplataforma e é baseado em código aberto, o que não requer instalação. Inclui tutoriais acessível pra desenvolver um robô com caixas de papelão ou uma carteira que conta única dos bilhetes. Tão acessível são os cursos montados na Hora do Código.