O Que É Um Microprocessador? 1

O Que É Um Microprocessador?

O microprocessador (ou simplesmente processador é um circuito integrado central mais complexo de um sistema informático; a jeito de ilustração, se lhe costuma chamar, por analogia, o “cérebro” de um computador. Podes conter uma ou mais unidades centrais de processamento (CPU), constituídas, principlamente, por registros, uma unidade de controle, unidade lógica aritmética (ALU) e uma unidade de cálculo em vírgula flutuante (famoso antigamente como “co-processador matemático”). A medição do desempenho de um micro é uma tarefa complexa, dado que existem tipos diferentes de “cargas” que conseguem ser processadas com distinto eficiência por processadores da mesma gama. O microprocessador surgiu da melhoria de diferentes tecnologias antecessoras, fundamentalmente, da computação e da tecnologia de semicondutores.

O início dessa última data de metade da década de 1950, estas tecnologias se incorporaram no começo dos anos 1970, produzindo o primeiro microprocessador. Estas tecnologias iniciaram teu desenvolvimento pela segunda batalha mundial; nesse tempo os cientistas construíram pcs específicas pra aplicações militares. No pós-guerra, em meados da década de 1940, a computação digital empreendeu um forte progresso também pra fins científicos e civis. A tecnologia eletrônica avançou e os cientistas fizeram grandes progressos no projeto de componentes de estado sólido (semicondutores). Em 1948, nos laboratórios Bell criou o transistor. Nos anos 1950, apresentaram-se os primeiros computadores digitais de propósito geral.

Foram fabricadas usando tubos de vácuo ou bulbos como componentes eletrônicos ativos. Módulos de tubos a vácuo compunham circuitos lógicos básicos, tais como portas e flip-flops. Ensamblándolos em módulos, foi montada a pc eletrônico (lógica de controle, circuitos de memória, etc). Os tubos de vácuo também fizeram porção da construção de máquinas para a comunicação com computadores.

Pra construção de um circuito somador descomplicado se necessita de outras portas lógicas. A construção de um micro computador digital necessita inúmeros circuitos ou dispositivos eletrônicos. Um passo relevante no projeto do micro computador foi fazer com que a informação fosse armazenado na memória. E a idéia de armazenar programas na memória, pra sendo assim executá-lo foi assim como de fundamental relevância (Arquitetura de von Neumann).

Em meados dos anos de 1960, ocorrem as famílias de circuitos de lógica digital, dispositivos integrados em escala SSI e MSI, que correspondem a baixa e média escala de integração de componentes. No fim dos anos 1960 e princípios dos anos 70, surgiram os sistemas em alta escala de integração ou LSI.

A tecnologia LSI foi resultando possível aumentar a quantidade de componentes em circuitos integrados. Não obstante, poucos circuitos LSI foram produzidos, os dispositivos de memória eram um prazeroso modelo. As primeiras calculadoras eletrônicas exigiam entre 75 e cem circuitos integrados.

Depois se deu um passo importante pela diminuição da arquitetura do pc a um circuito integrado acessível, resultando um que foi denominado como microprocessador, combinação das frases “Micro” do grego palavra foi cunhada-, “pequeno”, e processador. No entanto, é completamente válido utilizar o termo genérico processador, já que com o ir dos anos, a escala de integração foi reduzido de micro métrica para nanométrica; e, além do mais, é, sem sombra de dúvida, um processador. 1971. Foi desenvolvido originalmente para uma calculadora e foi revolucionário para sua data.

  • 1 Callao a Pueyrredón: Congresso e o 11
  • Catering Services
  • 1922: Carlos I, imperador austríaco
  • Boeing Shared Services Group – a Boeing Realty

Continha 2300 transistores, era um microprocessador de arquitetura de 4 bits que podia fazer até sessenta 000 operações por segundo, trabalhando a uma periodicidade de relógio de cerca de 700 kHz. O primeiro microprocessador de oito bits foi o Intel 8008, desenvolvido em meados de 1972, para a tua utilização em terminais de micro computador. O Intel 8008 integrava 3300 transistores e podia processar a frequências máximas de 800 kHz. O primeiro microprocessador realmente projetado para uso geral, construído em 1974, foi o Intel 8080 de oito bits, que continha 4500 transistores e podia realizar duzentos 000 instruções por segundo trabalhando a em torno de dois MHz.

O primeiro microprocessador de 16 bits foi o 8086, seguido do 8088. O 8086 foi o início e o primeiro membro da popular arquitetura x86, na atualidade utilizada pela maioria dos pcs. Um dos primeiros processadores de arquitetura de 32 bits, foi o 80386 da Intel, criado em meados e fins da década de 1980; em suas diferentes versões, chegou a trabalhar em freqüências da ordem de 40 MHz.

O computador DEC Alpha foi lançado em 1992, rodando a 200 MHz em sua primeira versão, em tanto que o Intel Pentium surgiu em 1993, com uma periodicidade de trabalho de sessenta e seis MHz. O processador Alpha, de tecnologia RISC e arquitetura de 64 bits, um enorme marco, afirmando-se como o mais rápido do mundo, em sua época.