Tom Tykwer (Wuppertal, 23 de maio de 1965) é um compositor, roteirista e diretor de cinema alemão. Tom Tykwer nasceu em Wuppertal (Alemanha) no ano de 1965. Peter Pan foi porventura o primeiro video que viu, e diz que a fantasia juvenil de construir um mundo mágico paralelo foi uma inspiração naquele dia. O significado sonhador e infantil em Peter Pan lhe fascinou, como fez Milagre em Milão, de Vittorio de Sica. Outra experiência cinematográfica relevante foi olhando King Kong (Tom Tykwer, com 9 anos, acha que o cinema era artificial, feito pelos homens). Neste video em particular, marcou o começo de teu amor pelo gênero do horror.
Tykwer nomeia assim como A Noiva de Frankenstein de James Whales e Halloween, de John Carpenter como outras dessas outras descobertas. Neste ponto da adolescência, começa a brilhar tua paixão desenfreada pelo cinema. Para obter melhor acesso aos videos colocou uma mão em um vídeo independente, o que lhe permitiu ultrapassar as restrições de idade.
Tykwer começou a fazer videos em Super-8 com a idade de 11 anos, um exercício puramente fã basicamente destinado a imitar seus vídeos favoritos. Como ele mesmo admite, cansou seus sufridores amigos. Todavia, continuou trabalhando em projetos parelhos, no decorrer da sua passagem na instituição.
Ficou ainda mais espantado em uma visita a Berlim, o aparente paraíso do cinema. Após graduar-se pela universidade e enviar várias solicitações sem sucesso em praticamente todas as escolas de cinema europeias, mudou-se claramente em Berlim, e trabalhou como projectista. Em 1987, tornou-se o programador do ambicioso cinema Movimento e, ao mesmo tempo, analisou roteiros para o departamento de história e entrevistando vários de seus ídolos cinematográficos pra arquivos televisivos.
- Imanol Arias, sem Irene Meritxell e em silêncio por conselho de teu advogado
- 000 pessoas militam em grupos “ultras” e neo-nazistas espanhóis
- O complexo de Mary-Chon (1958)
- Registado em: 24 nov 2002
- Fotogaleria: As espetaculares imagens do dia
- 5 Problemas de tradução
- 20:00, Quinta-feira, 29/06 Gol
- Neanderthalensis 09:38 4 setembro 2006 (CEST)
O desejo de fazer seus próprios filmes, não tomou forma até que conheceu o cineasta Rosa von Praunheim, que vigorosamente purgó suas fixações por gênero, impulsándole a criar histórias advindas de suas experiências pessoais. Por exemplo, recomendou a Tykwer gravar conversas com sua atual namorada e de uma maneira exagerada – transformá-las em um curta-metragem.
Because (1990) foi projetado no Berlin Film Festival, que, para Tykwer, era, pela data, uma verdadeira meca da cultura cinematográfica. Because foi recebido pelo público com risos e identificação de compaixão, uma reação inteiramente inesperada que marcou o jovem diretor. Mas voltemos ao Hof Film Festival de 1990, já que Tykwer conheceu lá para Stefan Arndt, que também usava um cinema em Berlim.
a Sua ideia de fazer algo em tandem, enfim, deu os seus frutos, no momento em que os produtores de Kleines Fernsehspiel, pela televisão alemã ZDF, deram a Tykwer a oportunidade de filmar um roteiro Mortal Maria (Mortalmente Maria), seu primeiro longa-metragem. Nela, as influências do cinema de terror que colheu em sua juventude são muito evidentes, contudo no encerramento se transforma em um melodrama. A história característico e incomum) e a tua maneira visual (muito prática), agitaram a indústria de um jeito muito incomum para ser um drama televisivo, conseguindo um modesto lançamento nas salas. No entanto, o sucesso foi retumbante. Mais de 100 festivais projetaram o video e até mesmo cinemas de alguns países, como a Espanha, a Holanda, a Suíça, a Noruega e o Brasil.
A reação do espectador pro primeiro vídeo de tv alemã foi impassível (perturbadora e emoções), confirmando o impacto que Mortal Maria tinha tido nos festivles. O único que não estava indo tão bem no Filme X era o lado financeiro. Um novo projeto tinha que se formar, por isso que Tykwer revisou uma idéia que lhe fascinou em Causa: a ligação entre coincidência e destino.
Uma pequena modificação no desenvolvimento de um dia poderá ter enormes decorrências, até mesmo marcar a diferença entre a vida e a morte. O resultado foi Run Lola Run (Corra, Lola, Corra), o video de maior sucesso nesse 1998. A imagem de uma Franka Potente ruiva correndo as ruas de Berlim pegou o público internacional.