estatísticas, Em tuas variantes (bokmål e nynorsk. Noruega (em norueguês: Norge; em norueguês nynorsk: Noreg; em sami do norte, Norga), oficialmente Reino da Noruega, é um Estado soberano da Europa setentrional, cuja forma de governo é a monarquia democrática parlamentar.
o Seu território está estruturado em dezoito províncias ou fylker e a sua capital é Oslo. Juntamente com a Suécia, Finlândia e Rússia, como a península escandinava. Por outro lado, a Noruega, a Suécia e a Dinamarca, formam a Escandinávia. As ilhas Svalbard e Jan Mayen são bem como parcela do território nacional norueguês. A soberania sobre isso Svalbard foi instituída pelo tratado de Svalbard, assinado em 1920, e tem sua capital em Longyearbyen. A ilha de Bouvet, no Atlântico sul, e a ilha de Pedro I, no sul do oceano Pacífico, são considerados dependência e, deste jeito, não formam divisão do Reino como tal. A Noruega é um dos países que reclama território antártico: a Terra da Rainha Maud.
Desde a Segunda Guerra Mundial, a nação experimentou um veloz progresso económico e é hoje um dos países mais ricos do mundo, situado em terceiro local, segundo o seu PIB per capita. A Noruega mantém o paradigma nórdico de bem-estar com assistência médica universal e um sistema de segurança social integral, e seus valores estão enraizados em ideais igualitários.
O estado norueguês tem grandes posições de posse em sectores industriais chave, com amplas reservas de petróleo (Equinor), gás natural, minerais, madeira, frutos do mar e água doce. A indústria do petróleo representa em torno de um quarto do objeto interno bruto (PIB) do estado. Em uma apoio per capita, a Noruega é o superior produtor de petróleo e gás natural do mundo fora do Oriente Médio. A Noruega é o terceiro maior exportador de petróleo do universo depois da Rússia e Arábia Saudita e a sua indústria do petróleo representa uma quarta quota de seu PIB.
A nação também possui imensos recursos naturais, como energia elétrica, gás natural, minerais, pesca e silvicultura. Em 2006, era o segundo maior exportador mundial de pesca marítima, após a China. Outros setores de sua economia, incluindo a indústria de alimentos, construção naval, metalurgia e mineração, a criação de papel e de produtos químicos. 2015 encontrava-se no sétimo recinto.
- Um Suspensão temporária de conversão automática de contratos temporários, fixos
- dois Programa de reformas 2.2.1 Humanização do papado
- Setembro 2019 a julho 2020
- sete Eleições parlamentares de 2005
- 4 Reino de Navarra
- 1965 dois de março: Victor leemans é eleito Presidente do Parlamento Europeu
- Causador da digitalizazción
Também é famoso por ser um dos países mais eficazes, do mesmo modo o mais democrático, de acordo com um relatório de 2014, The Economist. O idioma oficial é o norueguês —em tuas duas modalidades escritas: bokmål e nynorsk—, uma língua norgermánica relacionada diretamente com o dinamarquês e sueco.
Na sua maior parte, os falantes de norueguês, dinamarquês e sueco podem compreender entre si. Seu nome oficial Reino da Noruega: Kongeriket Norge em bokmål e Kongeriket Noreg em nynorsk. Sami do norte: Norga ou Norgga gonagasriika. Sami de Lule: Vuodna ou Vuona gånågisrijkka.
Sami do sul: Nøørje ou Nøørjen gånkarijhke. Kven: Norja ou Norjan kuningaskunta. Muitos etimologistas acreditam que o nome do país vem das línguas nórdicas e germânicas que significa “caminho do norte” ou “a trajetória para o norte”, que em nórdico velho seria Nord veg ou Norð vegri.